A quadrilogia dos filmes do Superman é uma das franquias de super-heróis mais icônicas da história do cinema. Com quatro filmes lançados entre 1978 e 1987, a quadrilogia definiu o gênero de filmes de super-heróis e trouxe o icônico personagem da DC Comics para a tela grande em uma escala épica.


O primeiro filme da quadrilogia, "Superman: O Filme", foi lançado em 1978 e foi dirigido por Richard Donner. O filme é amplamente considerado um clássico do cinema de super-heróis e estabeleceu muitos dos elementos que se tornariam comuns em filmes do gênero. O ator Christopher Reeve interpretou o papel-título com uma performance cativante e carismática que definiu a interpretação do personagem para muitas gerações.


O filme começa com a destruição do planeta Krypton e a fuga do bebê Kal-El para a Terra, onde ele é criado como Clark Kent pelos pais adotivos. Quando Clark descobre seus poderes sobrenaturais, ele decide usá-los para combater o mal como Superman. O filme apresenta um vilão icônico em Lex Luthor, interpretado por Gene Hackman, e inclui cenas de ação épicas e efeitos especiais inovadores para a época.


O segundo filme, "Superman II", foi lançado em 1980 e foi dirigido por Richard Lester. O filme continua a história do primeiro filme, com Superman enfrentando uma nova ameaça em três criminosos kryptonianos que escaparam da Zona Fantasma. O filme também apresenta o romance de Superman com Lois Lane, interpretada por Margot Kidder, e inclui cenas de ação ainda mais espetaculares.


O terceiro filme, "Superman III", foi lançado em 1983 e foi dirigido por Richard Lester. O filme foi considerado um passo atrás em relação aos dois primeiros filmes, com uma trama mais simplista e menos foco no desenvolvimento dos personagens. O filme ainda tem seus momentos, como a representação icônica de Christopher Reeve como Superman e seu alter ego, Clark Kent.


O último filme da quadrilogia, "Superman IV: Em Busca da Paz", foi lançado em 1987 e foi dirigido por Sidney J. Furie. Infelizmente, o filme foi um fracasso crítico e financeiro, com uma trama mal desenvolvida e efeitos especiais de baixa qualidade. O filme é frequentemente citado como um exemplo de como não fazer um filme de super-herói.


No geral, a quadrilogia dos filmes do Superman é uma das franquias mais amadas e influentes do gênero de super-heróis. Apesar de alguns tropeços ao longo do caminho, a quadrilogia definiu o personagem do Superman para muitas pessoas e estabeleceu um padrão para filmes de super-heróis que ainda é seguido hoje em dia.


  Sobre o Autor:
SEU_NOME Cézar Ricardo
Técnico em Sistemas, Empreendedor Digital, Diretor da Tv Clássicos do Cinema e Crítico de Cinema 🎬.